terça-feira, 24 de maio de 2011

CRM - Compreendendo o assunto


Ouve-se muito falar em CRM. Mas, o que é CRM? Uma técnologia? Um conceito? Uma ferramenta? Veja neste material e esclareça suas dúvidas!
Prezados amigos desenvolvedores, já faz um tempo desde o primeiro artigo, fiquei muito atarefado com a implantação do projeto 2.0 da NF-e.
Um amigo me perguntou um dia desses: “Bruno, ouço falar tanto de CRM, como faço para integrar essa tecnologia nos meus sistemas?”

Primeiro vamos entender o cenário:
O mundo passou por profundas e importantes transformações, sobretudo nos últimos anos, impulsionadas pelo crescimento da Internet. Ao ganhar mais um poderoso canal de comercialização e de comunicação, o setor corporativo precisou rever conceitos e se reestruturar.
Na era digital, tudo é muito rápido. O concorrente está a um simples clique no mouse. Não basta mais oferecer somente um produto ou um serviço de qualidade.
O Customer Relationship Management (CRM), que em Português significa Gerenciamento da Relação com o Cliente, é um sistema integrado de gestão da interação com o cliente, constituído por um conjunto de procedimentos e de processos organizados e integrados a BPM (Business Process Management, ou modelo de gestão de negócios). “Lembrando que quando falo em sistema não necessariamente quero me referir a softwares”.
Os processos e os sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se tenha controle e conhecimento de todas as suas informações de maneira integrada, principalmente com o acompanhamento e registro de todas as interações com a empresa, que ficam disponíveis a todos os setores que necessitem dessa informação. O produto final irá guiar as tomadas de decisões.
A gestão do relacionamento com o cliente permite o registro em tempo real de todos os contatos realizados por ele com a companhia, de forma centralizada. Esses registros independem do canal de comunicação usado (voz, fax, e-mail, chat, SMS, MMS, entre outros) e servem para reunir informações úteis e catalogáveis. Qualquer informação relevante para as tomadas de decisões pode ser registrada e analisada periodicamente, para que sejam produzidos relatórios gerenciais dos mais diversos interesses.

CRM não é tecnologia
Como a implementação de sistemas de CRM requer o emprego de tecnologias, o mercado, no primeiro momento, passou a interpretar o CRM como se fosse uma. Desde que o conceito ganhou as atenções da mídia, o segmento tecnológico de soluções especializadas movimentou-se com força e rapidamente. Atualmente, existe uma infinidade de pacotes vendidos como CRM, mas que, na verdade, contemplam apenas uma parte dele. CRM é muito mais do que um conjunto de software. É um processo contínuo que compreende, além do uso da tecnologia, uma estratégia de negócios e uma mudança de cultura dentro da organização. Pela complexidade, não se implementa CRM de uma única vez e nem de forma padronizada. Assim como os clientes são diferentes, também cada empresa difere das demais.
Um exemplo do uso do CRM bem aplicado aconteceu comigo no dia 21 do mês passado (data do meu aniversário). Recebi um e-mail da Americanas.com contendo um cartão virtual me parabenizando e me dando R$ 15,00 de desconto no total de qualquer compra naquele dia. Resultado: acabei comprando... rsrs
Em resumo, nós podemos desenvolver e integrar nossas soluções, baseadas no conceito CRM, porém precisamos do envolvimento das empresas no que diz respeito a alimentação e gerenciamento das informações.

Parâmetros de instalação para o Firebird 2.5


Meus caros, após muito procurar, localizei no código fonte do Firebird 2.5, junto ao script do Inno Setup, um documento de texto que mais tarde vim a saber por ele mesmo que há como exibi-lo chamando o arquivo de instalação Firebird-1.5.6.5026-0-Win32.exe com o parâmetro /HELP, o que seria super intuitivo se eu não tivesse já tentado isso e deparado com uma caixa de seleção de idioma e cancelado crendo que não teria efeito algum.

Todo este material é transcrição do documento em inglês, cujo não achei referência em local algum até agora, seja nos sites especializados com firebird ou mesmo o portal da HK-Software, desenvolvedora do nosso querido IBExpert. Este documento que encontrei estava em inglês, fiz a interpretação do mesmo em português e testei  parâmetro por parâmetro e aqui está o resultado.

De cara já digo que meus parâmetros padrões são: /FORCE /VERYSILENT /NORESTART /LOG="C:\LOGFB.TXT" /SAVEINF="C:\SAVEINF.TXT" /NOCANCEL

Configuro o Inno Setup para executar o Firebird-1.5.6.5026-0-Win32.exe com estes parâmetros e voilà, o firebird está instalado no ponto de bala sem exibir mensagem alguma ao usuário, sem pedir configuração alguma e finaliza no jeito para que minha aplicação acesse o banco usando o servidor recém instalado.

Mas vamos ao que interessa, os..

Parâmetros de instalação do firebird 2.5

/SP-
Retira a confirmação "This will install... Do you wish to continue?" iniciando diretamente a instalação.

/SILENT
Não exibe o assistente de instalação, porém exibe o progresso.

/VERYSILENT
Não exibe o assistente nem o progresso de instalação.

/SUPPRESSMSGBOXES

Instrui a instalação para não questionar o usuário, mas só possui efeito quando combinado com SILENT ou VERYSILENT, a resposta padrão nas seguintes situações são:

Sim para "Keep newer file?" - Manter os arquivos mais recentes
Não para "File existis, confirm overwrite." - Confirme sobrescrever arquivo existente.
Abort em situações "Abort/Retry"
Cancel em "Retry/Cancel"
Sim (=continue) para "DiskSpaceWarning / DirExists / DirDoesntExist  / NoUninstallWarning / ExitSetupMessage / ConfirmUninstall situation.
Sim (=restart)  para "FinishedRestartMessage/UninstalledAndNeedsRestart"

Cinco mensagens não são suportadas:

     "About Setup"
     "Exit Setup?"
     "FileNotInDir2" exibida quando o seup requer um novo disco a ser inserido e o disco não é encontrado.
     Qualquer mensagem de erro exibida antes da instalação ou desinstalação
     Qualquer mensagem exibida pelo suporte a [Code] do script de instalação.

/LOG

Cria um arquivo de log no diretório TEMP detalhando a instlação dos arquivos e as ações Run do processo de instalação. Isso pode ser uma ajuda de depuração úteis. Por exemplo, se você suspeitar quee um arquivo não está sendo substituído quando você acreditar que deveria ser (ou vice-versa), o arquivo de log vai dizer se o arquivo foi realmente ignorada, e por quê. O arquivo de log é criado com um nome único baseado na data atual e não vai substituir ou incrementar arquivos existentes.

As informações contidas no arquivo de log é de natureza técnica e portanto, não se destina a ser compreensível pelos usuários finais. Também não é projetado para ser analisável por programação, o formato do arquivo sofre alterações constantes.

/LOG="filename"

Igual ao log, exceto pelo fato de poder especificar um caminho e nome do arquivo para o arquivo de log. Caso o arquivo indicado já exista ele é substituído. Se o arquivo não puder ser criado, a instalação será abortada com uma mensagem de erro.

/NOCANCEL

Desabilita o botão de cancelar, faz efeito somente com /SILENT.

/NORESTART

Instrui a instalação a não reiniciar mesmo que isso seja necessário.

/RESTARTEXITCODE=exit code

Especifica o código de saída personalizado que a instalação irá retornar quando uma reinicialização é necessária. Use juntamente com '/ NORESTART.

Veja mais adiante "Setup Exit Codes".

/LOADINF="filename"

Encarrega instalação para carregar as configurações do arquivo especificado. Este arquivo pode ser preparado utilizando o '/ SAVEINF' que é explicado abaixo.

/SAVEINF="filename"

Instrui à instalação para salvar as configurações da instalação para o arquivo especificado.
Use "aspas" se possuir espaços no nome do arquivo.

/LANG=language

Indica o idioma a ser utilizado. Quando um parâmetro válido é informado, a caixa de seleção de idioma que aparece no início da instalação é suprimida. Os parâmetros para linguagem aceitas pelo instalador do firebird 2.5 são: en, ba, fr, de, es, hu, it, pl, pt e ru. Respectivos de inglês, bósnio, francês, alemão, espanhol, hungraniano, italiano, polonês, português e russo.

/DIR="x:\dirname"

Sobrescreve o caminho padrão exibido no formulário de selecionar diretório no assistente. O caminho completo do diretório deve ser informado.

/GROUP="folder name"

Sobrescreve o nome do grupo do menu iniciar exibido no assistente da instalação.

/NOICONS

Instrui a instalação a checar a opção "Não criar nenhuma pasta do Menu Iniciar".

Os parâmetros exibidos até aqui, servem para qualquer instalação criada pelo Inno Setup, que é o caso do firebird. A partir de agora, veremos as opções que valem somente para o instalador do firebird:

/COMPONENTS="lista de componentes separados por ;"

Escolhas:

    ServerComponent\SuperServerComponent,
    ServerComponent\ClassicServerComponent,
    ServerComponent,
    DevAdminComponent and
    ClientComponent

Este comando substitui os componentes das configurações padrão. Usando este parâmetro estará usando um tipo personalizado da instalação, um completo exige a combinação de componentes, por exemplo:
   /COMPONENTS="ServerComponent\SuperServerComponent,ServerComponent,DevAdminComponent,ClientComponent"

/TASKS="lista de tarefas separadas por ;"

Escolhas:

    UseGuardianTask
    UseApplicationTask
    UseServiceTask
    AutoStartTask
    InstallCPLAppletTask
    MenuGroupTask
    CopyFbClientToSysTask
    CopyFbClientAsGds32Task

Ao usar este comando somente as tarefas especificadas serão aplicadas, desabilitando os demais, o que torna o uso combinado deste parâmetro com /NOCPL, NOGDS32 ou /COPYFBCLIENT conflitantes.

/MERGETASKS="lista de tarefas separadas por ;"

É como o parâmetro /TASKS, porém indicar uma tarefa ou mais não indica que as tarefas checadas por default serão desmarcadas. Na prática, marca a tarefa indicada e as demais permanecem como são em default.
/FORCE

O instalador ignora a sua análise do atual de ambiente. Ele tentará instalar e configurar o Firebird como se nenhuma versão anterior do Firebird ou InterBase foi instalado. Isto pode ser útil se você tiver uma instalação corrompida que não é possível desinstalar.

/NOCPL

Não instala o applet de painel de controle. Útil para evitar exigir reiniciar a instalação em alguns sistemas operacionais.

/NOGDS32

Não instala a biblioteca de cliente para o diretório do sistema, mesmo que a isntalação queira copiar.

/COPYFBCLIENT

Copia o fbclient.dll ao diretório do sistema. Isto é recomendado para a instalação do cliente, se tiver certeza de que você só vai ser acesso a uma versão de servidor único. Se os pedidos de seus clientes são suscetíveis de tirar proveito de acessar as versões de servidor diferente desta não é recomendado.

Setup Exit Codes

O setup irá retornar um destes códigos de saída:

      0 - Sucesso na execução.
      1 - Falhou ao inicializar.
      2 - Usuário cancelou inciar a instalação.
      3 - Erro fatal preparando para a próxima fase da instalação, por falta de memória ou falha de recursos do windows.
      4 - Erro fatal durante o processo de instalação atual, gera diálogo Abort-Retry-Ignore.
      5 - Usuário clicou em cancel durante o processo de instalação ou abor em mensagem referenciada no código de saída 4.
      6 - Setup finalizado de maneira forçada pelo debugger. Run | Terminate usado em IDE



Comandos suportados pelo unistall.exe

/SILENT, /VERYSILENT

O desinstalador não irá pedir ao usuário confirmações ou exibir que a instalação foi concluída.
Arquivso compartilhados que não estão mais em uso serão excluídos sem confirmação.
Todas as mensagens de erro crítico ainda serão exibidas na tela.
Quando especificado /VERYSILENT a janela de progresso de desinstalação não será exibida.
Se a reinicialização for necessária e o comando /NORESTART não for usado e /VERYSILENT for especificado, o desinstalador irá reiniciar sem pedir.

/SUPPRESSMSGBOXES

Suprime as caixas de mensagens. Só tem um efeito quando combinado com /SILENT e /verysilent.
Consulte /SUPPRESSMSGBOXES dos comandos de instalação para mais detalhes.

/LOG

Cria arquivo de log da desinstalação com nome baseado na data e hora atual, não sobrescreve nem incrementa arquivo existente. É extremamente técnico e a estrutura das linhas podem ser modificadas sem aviso de uma instalação para outra.
/LOG="filename"

Igual ao log, exceto pelo fato de poder especificar um caminho e nome do arquivo para o arquivo de log. Caso o arquivo indicado já exista ele é substituído. Se o arquivo não puder ser criado, a desinstalação será abortada com uma mensagem de erro.

/NORESTART

Nada haver com a bandinha emo meia boca, somente instrui a instalação a não reiniciar mesmo que isso seja necessário.


Comando próprio de desinstalação do firebird

/CLEAN

Remove os arquivos: firebird.conf, aliases.conf, firebird.log e security2.fdb

Unistaller Exit Codes

Retorna diferente de 0 se for abortado por cancelamento ou erro fatal.

Microsoft, Skype e Delphi


Como você certamente sabe, a Microsoft anunciou na última semana a compra do Skype, uma das maiores da história da companhia. De fato, pagaram 8.5 bilhões de dólares para a empresa de telefonia virtual conhecida mundialmente. Aqui eu não entrar em detalhes na questão financeira ou comentar sobre o preço (bastante algo, pelo que vejo, mas possivelmente bom para posicionar a Microsoft além de seus negócios tradicionais).

O que me interessa, ao invés disso, é focar em um detalhe, não menos importante. O cliente do Skype para Windows, de longe mais utilizado e de maior sucesso é escrito em Delphi. Alguém poderia perguntar se uma aplicação feita em Delphi vale 8 bilhões, quanto vale o Delphi? Mas isso não seria realista. Certamente é um bom anúncio para o Delphi, espero que o marketing da Embarcadero possa tirar proveito disso.

Usar Delphi foi bom para o Skype?

Da perspectiva de desenvolvedor, o real e mais importante é tentar descobrir o quanto a decisão de usar o Delphi foi boa para o Skype em primeiro lugar, se isso contribuiu para o sucesso do produto e da companhia, e se eles tivessem escolhido uma ferramenta diferente. Eu acho que a resposta para esta questão destaca alguns aspectos positivos do Delphi para ISVs (independent software vendor – fornecedor de software independente) que querem fazer a distribuição de suas aplicações facilmente.

De fato, a não necessidade de um ambiente de execução (como Java ou .NET) torna a distribuição de um programa em Delphi significativamente mais simples do que uma aplicação C# ou Java. Também, torna possível suportar um grande número de versões de Windows de um único executável. No momento o download do Skype é bem alto, mas costumava ser menor antigamente, quando a banda era mais limitada. Ainda, não requerer dúzias, quando não centenas, de megabytes de bibliotecas torna a distribuição ainda menor do que de aplicações gerenciadas. Além de não necessitar bibliotecas, não existe componente COM ou outras bibliotecas de configuração específica em Windows, novamente fazendo o processo de distribuição e instalação bem simples.

De outro lado, embora eu não conheça muito sobre como é o Skype internamente, a alta qualidade da integração de aplicações Delphi para Windows, o suporte a múltiplas bibliotecas de Socket e conjuntos de componentes visuais, permitem ajudar a criar mais facilmente um clone do Skype do que com outra de ferramentas de desenvolvimento não gerenciadas, como o Microsoft Visual C++.

Skype e Delphi

Sendo assim, acho que o Delphi contribuiu para o sucesso do Skype, embora é difícil dizer o quanto. Agora, pode o Skype contribuir para o sucesso do Delphi? Possivelmente... você não usaria uma ferramenta que lhe permite criar uma empresa de 8 bilhões? Piadas a parte, deixemos que todos saibam que o cliente do Skype para Windows é feito em Delphi e é uma ótima maneira de alavancar a ferramenta de desenvolvimento da Embarcadero. Mas o Skype não esta sozinho, veja o Show Case para uma maior gama de aplicações feitas em Delphi.

domingo, 22 de maio de 2011

Delphi.Net - Evitando o re-envio das informações no Refresh


Olá todos! Segue aqui uma dica para o pessoal que desenvolve para .net com delphi (BDS 2006). Como demorei para encontrar essa solução, resolvi compartilhá-la para ajudar os demais usuários de delphi.net

O problema é o seguinte: desenvolvi uma página em asp.net web forms do delphi que faz insert em um banco de dados SQL Server. Tudo funcionou OK, porém quando o usuário clicava no refresh do browser, este executava o último request feito ao servidor web e, se no caso fosse um insert por exemplo, ele efetuava o insert dinovo, ou seja. "PAU" rsrs !!! Desenvolvi uma solução simples implementando o evento page_prerender e page_load do lado do servidor.

Observação: a procedure Page_PreRender(sender: System.Object; e: System.EventArgs); não é iniciada pelo delphi quando vc cria um novo asp.net web form, portanto, sua declaração, implementação e inicialização tem que ser feita manualmente.

Segue abaixo o código:

unit WebForm1;

interface

uses
  System.Collections, System.ComponentModel,
  System.Data, System.Drawing, System.Web, System.Web.SessionState,
  System.Web.UI, System.Web.UI.WebControls, System.Web.UI.HtmlControls;

type
  TWebForm1 = class(System.Web.UI.Page)
  {$REGION 'Designer Managed Code'}
  strict private
    procedure InitializeComponent;
    procedure Button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);
  {$ENDREGION}
  strict private
    procedure Page_Load(sender: System.Object; e: System.EventArgs);
    procedure Page_PreRender(sender: System.Object; e: System.EventArgs);
  strict protected
    Button1: System.Web.UI.WebControls.Button;
    TextBox1: System.Web.UI.WebControls.TextBox;
    procedure OnInit(e: EventArgs); override;
  private
    { Private Declarations }
  public
    { Public Declarations }
  end;

implementation

{$REGION 'Designer Managed Code'}
///

/// Required method for Designer support -- do not modify
/// the contents of this method with the code editor.
/// By Reinaldo Holanda Carlos
/// Diferenciar postback de um controle em relação ao refresh ... para que o refresh não execute
/// o último request repetidamente , isso pode evitar erros pois se o seu último request foi um insert
/// ele vai executar de novo esse insert clicando no refresh do browser ou com a tecla f5
/// com esse código identifico quando é um postback de um controle e quando é um postback do refresh do browser.
///

procedure TWebForm1.InitializeComponent;
begin
  Include(Self.Button1.Click, Self.Button1_Click);
  Include(Self.Load, Self.Page_Load);
  include(self.PreRender, self.Page_PreRender);
end;
{$ENDREGION}

procedure TWebForm1.Page_Load(sender: System.Object; e: System.EventArgs);
begin
  // TODO: Put user code to initialize the page here
  if not (IsPostBack) then //na primeira vez coloca data
  begin
    Session['CheckRefresh'] := Server.UrlDecode(System.DateTime.Now.ToString());
  end;
end;

procedure TWebForm1.Page_PreRender(sender: TObject; e: System.EventArgs);
begin
  ViewState['CheckRefresh'] := Session['CheckRefresh'];
end;

procedure TWebForm1.OnInit(e: EventArgs);
begin
  //
  // Required for Designer support
  //
  InitializeComponent;
  inherited OnInit(e);
end;

procedure TWebForm1.Button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);
begin
    if (Session['CheckRefresh'].ToString() =
       ViewState['CheckRefresh'].ToString())  then
    begin
      Response.Write('

Request disparado por um CONTROLE

>'+'
');
      Response.Write(Session['CheckRefresh'].ToString()+' - '+ViewState['CheckRefresh'].ToString());
      Session['CheckRefresh'] := Server.UrlDecode(System.DateTime.Now.ToString());
    end
    else
    begin
      Response.Write('

Request disparado por um refresh do Browser: ' + request.Browser.Browser + '


');
      Response.Write(Session['CheckRefresh'].ToString()+' - '+ViewState['CheckRefresh'].ToString());
    end;
end;

end.

Ordenando registros via SQL pelo título das colunas do DBGrid


Esta dica vem para mostrar como fazer a ordenação dos registros do DBGrid ao se clicar no título das colunas, para quem não utiliza o ClientDataSet e precisa fazer a ordenação via SQL.

Caso você utilize o CDS, leia a dica "ClientDataSet - Clicando no Título das Colunas do DBGrid para Ordenar".

Primeiramente, crie um variável global ou pública (no meu caso eu criei com o nome "ordena") do tipo Boolean.

Depois inicialize ela quando abre o formulário, no evento onCreate, passando ela para True.

procedure TfrmLista_Grupo.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  Ordena := True;
end;

Depois no evento DBGrid1TitleClick, faça o seguinte código:

procedure TfrmLista_Grupo.DBGrid1TitleClick(Column: TColumn);
var
  i : integer;
  coluna : String;
begin
  //para todas as colunas
  for i := 0 to DBGrid1.Columns.count-1 do
  begin
    DBGrid1.Columns[i].Title.Color := clBtnFace; //fundo padrão
    DBGrid1.Columns[i].Title.Font.Color := clBlack; //texto preto
    DBGrid1.Columns[i].Title.Font.Style := []; //sem efeito
  end;

  coluna := Column.FieldName;
  Column.Title.color := clInfoBk; //quando clicado ele muda a cor do titulo,fonte
  Column.Title.Font.Color := clBlue;
  Column.Title.Font.Style := [fsBold, fsItalic];
  if (Ordena) then
  begin
    IBDataSet.Active := false;
    IBDataSet.SelectSQL.Clear;
    IBDataSet.SelectSQL.Add('SELECT * FROM NOME_DA_TABELA ORDER BY ' + coluna);
    IBDataSet.Active := True;
    Ordena := False;
  end
  else
  begin
    IBDataSet.Active := false;
    IBDataSet.SelectSQL.Clear;
    IBDataSet.SelectSQL.Add('SELECT * FROM NOME_DA_TABELA ORDER BY ' + coluna + ' DESC');
    IBDataSet.Active := True;
    Ordena := True;
  end;
end;

Arredondamento Matemático


Veja nesta dica uma função que faz o arredondamento matemático de um número, assim como é feito pela calculadora

// <--- Faz arredondamento de forma matemática igual da calculadora
function TdmVendas.Arredondamento(Valor: Extended; Decimais: integer): Extended;
var
  Factor, Fraction, Arred : Extended;
  i : integer;
  vFraction : string;
  vlrFrac : Variant;
begin
  Factor := IntPower(10, Decimais);
  Valor := StrToFloat(FloatToStr(Valor * Factor));
  Result := Int(Valor);
  Fraction := Frac(Valor);
  vFraction := floattostr(Fraction);
  for i := 0 to Length(vFraction) do
  begin
      vlrFrac := Copy(vFraction,(Length(vFraction)-i),1);
      if vlrFrac = ',' then
      begin
         if Arred > 0 then
            Result := Result + 1;
         Result := Result / Factor;
         exit;
      end;
      vlrFrac := vlrFrac + Arred;
      Arred  := 0;
      if vlrFrac > 5 then
         Arred := 1;
  end;
end;

Antes de compilar, não esqueça de declarar ao uses a unit Math.

Recompilando as bibliotecas RTL no Delphi 7 - Adequação ao XP SP3


Com a última atualização do windows em vigor (Service Pack 3) percebi que meu Delphi 7 estava produzindo executáveis que estavam sendo bloqueados pelos Antivirus mais populares (como o AVG e o Avast), acusando-os de contaminados

Após muitas pesquisas, baseado na suposição de que a razão do fenômeno seria o SP3, experimentei a recompilação das bibliotecas RTL, o que resultou em solução do problema.

Para tanto, segue abaixo o procedimento:

    Ir para o diretório Delphi7 e fazer um backup do diretório 'lib';
    Ir para o diretório Delphi7\Source\Rtl. Neste local deve haver o arquivo 'makefile';
    Neste local, deve-se criar um subdiretório '\lib';
    Entrar no command-line e digitar 'MAKE';
    Serão produzidos arquivos 'dcu' no diretório 'lib' criado no passo 3;
    Sobrescrever estes arquivos no diretório lib original do Delphi7;

Pronto. RTL re-compilada.