terça-feira, 5 de julho de 2011

Repositório do Delphi


O repositório do Delphi é um local para armazenamento de objetos, como formulários e projetos, que facilita o compartilhamento desses objetos por vários projetos. Quando você clica em File|New... para criar um novo objeto, você pode escolher um dos itens do repositório.
Acrescentando um formulário ao repositório
    
Abra um projeto DPR, e dentro dele o formulário "Form" (Form1.pas). Esse formulário está sendo compartilhado dentro do mesmo projeto, mas se você quiser reutilizá-lo em outros projetos, pode acrescentá-lo ao repositório. 
     Para isso, clique com o botão direito e em Add to Repository. Você deve informar o título do item, uma descrição e qual a página onde ele será inserido (se você digitar um nome de página que não existe, uma nova será criada), além do seu nome para indicar qual o autor desse item. Opcionalmente você pode escolher um ícone que será usado para representar o item. Para o exemplo digite o seguinte: 

   Title: Formulário para uma tabela
   Description: Formulário de banco de dados para uma tabela
   Page: Forms (default)
   Author: seu nome 

     O botão "Browse" permite você procurar um ícone , para representar sua classe de formulário, caso não informe ele irá mostrar o seguinte ícone . Clique Ok. O novo item será adicionado ao repositório. Agora crie um novo projeto com File|New Application e veremos como o item pode ser reutilizado.
     Formas de criar novos objetos
    
Se você clicar em File|New... e na página "Forms", você verá que o novo item ("Formulário para uma tabela") está dentro do repositório. Agora ele está disponível em qualquer projeto, permitindo criar novos formulários a partir dele.
     Existem três opções para criar novos objetos a partir do repositório: copiar [copy] o item, herdar [inherit] do item (criar uma nova classe derivada) ou usar [use] o item diretamente.
Se você marcar a opção "Copy" e clicar Ok, o Delphi cria uma cópia separada do objeto original que está no repositório. Qualquer alteração no original posteriormente não vai afetar essa cópia e qualquer alteração na cópia é independente do que está no repositório. Note que a unidade do formulário não foi salva e está em memória como "Unit2". Isso permite você salvar com um nome qualquer.
     A opção "Inherit" (herdar) faz diferente: faz uma referência ao original (ou seja, acrescenta o formulário original dentro do projeto) e cria uma nova classe derivada da original, TForm1. O novo formulário será chamado de 'FormBase1', com a classe 'TFormBase1'. A unidade do formulário não foi salva ainda. Nesse caso, qualquer alteração no original, que está no repositório, será herdada pela classe derivada.
     A opção "Use" não copia o objeto original, mas compartilha com o projeto atual. Nesse caso, alterações feitas no item dentro do projeto afetam o item no repositório e vice-versa. Se vários projetos usarem o mesmo item, todos eles compartilham o mesmo item.
     Adicionando um projeto ao repositório
    
Para reutilizar um projeto inteiro, você pode acrescentá-lo ao repositório com o menu Project|Add to Repository... e informar a descrição do item como antes.
     Gerenciando o repositório
    
Para gerenciar as páginas do repositório e os itens de cada página, você pode clicar em   Tools|Repository. Na caixa de diálogo você pode criar, renomear ou excluir uma página do repositório (você só pode excluir se ela estiver vazia). É possível também mudar a ordem das páginas.
     Você pode mover os itens entre páginas arrastando o item da lista da esquerda e soltando sobre a página desejada. Também é possível renomear ou alterar características de um item ou excluir o item.
     Compartilhando o repositório numa equipe
    
Quando uma equipe de desenvolvedores trabalha em conjunto, é importante que eles possam compartilhar o repositório, de forma que novos itens adicionados a ele estejam disponíveis para toda a equipe.
     Para compartilhar o repositório, você deve usar um diretório na rede que seja acessível a todos os desenvolvedores. Por exemplo, se G: é uma letra de drive que aponta para a rede, você pode usar G:\REPOS. Você deve também copiar os arquivos do repositório do Delphi para esse diretório.
     Os arquivos do repositório do Delphi são armazenados num subdiretório OBJREPOS, abaixo do diretório onde o Delphi foi instalado (geralmente C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi6). Além desses arquivos, o Delphi usa um arquivo de texto chamado DELPHI32.DRO, localizado no subdiretório BIN do Delphi.
     Para compartilhar o repositório na rede, faça o seguinte: 
     • Crie um diretório compartilhado (e.g. G:\REPOS). Verifique que todos os desenvolvedores têm acesso a ele e usam a mesma letra de drive; 
     • Copie o repositório de um computador para o diretório compartilhado (G:\REPOS), ou seja, todos os arquivos do subdiretório OBJREPOS do Delphi, mais DELPHI32.DRO, do subdiretório BIN; 
     • Em cada um dos computadores, no Delphi, clique em Tools|Environment Options. Na página Preferences Em "Shared Repository", digite o caminho do diretório compartilhado. 
Agora lembre-se que qualquer alteração ou acréscimo feito por um desenvolvedor afeta todos os outros. É importante também notar que quando você quiser compartilhar um objeto, ele deve ser salvo num diretório compartilhado também, acessível a todos (por exemplo, G:\BIBLIOTECAS).

Como instalar componentes no delphi


Existe a possibilidade de instalar componentes através de três tipos de extensões de arquivos: *.pas, *.dcu, *.dpk.
Explicando um por um:
1 - Para arquivos que necessitam de um Package (normalmente componentes que possuem somente o *.PAS), execute o Delphi e feche o projeto, acesse o menu 'Component' e clique na opção 'install component'. Na janela que se apresenta, acesse a aba ' Into New Packages', clique no botão 'Browse' ao lado da caixa de texto 'Unit File Name' abra o arquivo com extensão *.pas, dê ok e logo após 'Compile' e 'Install' e o arquivo criará uma aba na barra de componentes com um nome para a sua localização.

2 - Para instalar pacotes de componentes (Packages, arquivos com a extensão *.DPK), execute o Delphi e feche o projeto, acesse o menu 'File' e clique na opção 'Open', abra o arquivo que contém os componentes. Dê Ok e depois é só clicar en 'install'. Pronto seu pacote de componentes será instalado.


3 - Para arquivos com a extensão *.dcu, é um pouco mais complicado. Acesse o menu 'Component' e clique na opção 'install package'. Verifique se na lista 'Design packages' existe a opção 'Borland user component', se sim, clique no botão 'edit', abrirá uma caixa de mensagens, clique no botão 'yes'. Na janela que aparece clique no botão 'add', na janela que se abrirá clique no botão 'browse' da caixa de texto 'unit file name'. Na caixa de combinação 'files of type' escolha 'Delphi compiled unit(*.dcu)', depois na caixa de texto 'File name' direcione o arquivo a ser instalado, clique no botão 'open'. Clique no botão 'ok' na janela que aparece e clique no botão install. Pronto o seu componente será instalado.


Obs:Se na lista 'Design packages' não tiver a opção 'Borland user component' você deverá primeiro instalar componentes que estão em arquivos com extensão *.pas.