domingo, 10 de junho de 2012

Colocar os bitmaps na dll

Por vezes, quando iniciamos um projecto, temos uma preocupação: fazer uma aplicação pequena. Bem, a solução pode passar por colocar todos os bitmaps que vamos utilizar numa dll. Então vamos lá começar:

Deve usar o Image Editor, criar uma nova Resource File (.res), neste ficheiro vamos colocar os bitmaps e icons (ambos funcionam da mesma forma) que queremos na nossa aplicação, clique com a tecla direita do rato na nova resource file e crie um novo bitmap, depois desenhe ou cole do clipboard um bitmap, finalmente guarde o ficheiro com o nome images.res. Depois disto estar feito vá ao IDE do Delphi e no File menu clique New... e escolha DLL depois cole o código abaixo, não se esqueça de adicionar uma unit vazia ao projecto. Guarde o projecta da dll no mesmo directório do ficheiro image.res, finalmente faça o build da dll (não se esqueça, que não se pode correr (executar) uma dll!)

Código da Dll:

library ImageRes; {nome da dll}
uses DummyUnit; {DummyUnit é uma unit vazia, que é necessária}
{$R images.res} {nome da resource file, que deve estar no mesmo caminho da dll}
begin
end.
Código da DummyUnit:

unit DummyUnit;
interface
implementation
end.

Usar os bitmaps que estão na dll:
Estão aqui alguns exemplos como extrair os bitmaps da dll:

procedure TForm1.SpeedButton1Click(Sender:TObject);
var
      MyHandle :THandle; 
      Bmp : TBitmap; 
begin
      MyHandle := LoadLibrary('ImageRes.DLL'); {nome da dll construida acima} 
      Bmp := TBitmap.Create; 
      Bmp.Handle := LoadBitmap(MyHandle, 'BITMAP1'); {Bitmap1 é o nome do bitmap criado no ficheiro image.res} 
      SpeedButton1.Glyph.Handle := LoadBitmap(MyHandle,'BITMAP1'); {Carrega o Bitmap1 para o glyph do SpeedButton1} 
      Canvas.Draw(0,0,Bmp); {Desenha o bitmap no canvas da form} 
       Image1.picture.bitmap:=Bmp; {Carrega o bitmap para o componente Timage} 
       Bmp.Free; 
end;