terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 7 passos do gerenciamento de projetos


Analisando o mercado de trabalho na área de TI, e conversando com colegas, percebo que muitos almejam chegar ao nível de ser um gerente de projeto.

Tarefa fácil? Não, um gerente de projetos deve ser um profissional praticamente completo, conhecer várias linguagens de programação, ser ótimo em lógica, saber lidar com equipes, ou seja ser um líder, saber inglês, no mínimo em nível avançado, enfim, as qualidades são muitas.

Agora vamos lembrar que nenhum de nós nasceu gerente de projeto, concordam? Nascemos "ignorantes" e é esse o desafio da vida, evoluirmos. Esforço, dedicação e principalmente disciplina, são itens fundamentais na formação de uma pessoa. Sendo assim seguem algumas dicas importantes para quem deseja ser um gerente de projeto.

1. Escolha e adote uma metodologia
2. Comunique-se: não é só o peixe que morre pela boca!
3. Defina o escopo do projeto e detalhe as atividades
4. Conheça os envolvidos e monte seu time.
5. Desenvolva o cronograma junto com quem põe a mão na massa.
6. Monitore os riscos e seja pró-ativo.
7. Formalize o início e o encerramento do projeto.
O artigo completo, pode ser visualizado no link abaixo.
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx

Exemplo de Aplicação para dar um Zoom na Tela


Imaginem criar uma aplicação que possibilite "darmos" um zoom por onde o mouse passar. A idéia é passarmos o mouse em um determinado local da tela e ampliar a mesma. Com Delphi podemos fazer isso facilmente. Para demonstrarmos essa facilidade vamos criar uma aplicação exemplo, e detalharmos passo-a-passo como executar o zoom por onde o mouse passar. A imagem abaixo demonstra como deve ficar a interface gráfica da aplicação de exemplo.













Vamos ao código fonte do botão Click Here
// variaveis
var Srect,Drect,PosForme:TRect;
iWidth,iHeight,DmX,DmY:Integer;
iTmpX,iTmpY:Real;
C:TCanvas;
hDesktop: Hwnd;
Kursor:TPoint;

// Ampliar a tela se esse aplicativo não for um icone
If not IsIconic(Application.Handle) then begin

// Pega as coordenadas do mouse
GetCursorPos(Kursor);
hDesktop:= GetDesktopWindow;
// PosForm representa um retangulo com as coordenadas
// Form (image control) coordenadas
PosForme:=Rect(Form1.Left,
Form1.Top,
Form1.Left+Form1.Width,
Form1.Top+Form1.Height);

//Mostra a tela ampliada
//se o cursor do mouse sair do form
If not PtInRect(PosForme,Kursor) then begin
// O codigo abaixo para ampliar o que estiver selecionado a parte da tela que estiver selecionada
iWidth:=Image1.Width;
iHeight:=Image1.Height;
Drect:=Bounds(0,0,iWidth,iHeight);
iTmpX:=iWidth / (Slider.Position * 4);
iTmpY:=iHeight / (Slider.Position * 4);
Srect:=
Rect(Kursor.x,Kursor.y,Kursor.x,Kursor.y);
InflateRect(Srect,Round(iTmpX),Round(iTmpY));
//recebe a "alça de janela" (handle) do form
C:=TCanvas.Create;
try
C.Handle:=GetDC(GetDesktopWindow);
//Transfere a parte da imagem da tela para o TImage
Image1.Canvas.CopyRect(Drect,C,Srect);
finally
ReleaseDC(hDesktop, C.Handle);
C.Free;
end;
end;

// Garantir de processar todas as mensagens do windows
Application.ProcessMessages;
end;
É obvio que devemos aumentar a parte gráfica da aplicação para podermos visualizar melhor a parte da tela que esta sendo ampliada. Fica a dica, de mais uma funcionalidade que podemos disponibilizar em nosso sistemas.